quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROUCA - ESCOLA MUNICIPAL AGRÍCOLA GOV. ARNALDO ESTEVÃO DE FIGUEIREDO CAMPO GRANDE - MS

MÓDULO IV 
ATIVIDADE - REFLETINDO SOBRE PROJETOS


A educação, dever da família e do Estado, inspirada  nos princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( art 2º LDB).
Fica evidenciado nesse artigo de que o estudante não deve (deveria) aprender somente enquanto está na escola, para alcançar médias, a fim de avançar para o próximo ano. No entanto,  a finalidade da educação em desenvolver seu educando, prepara-lo para o exercício da cidadania e qualifica-lo para o trabalho , é parte fundamental da escola, mas também da família. A escola contribui para a socialização desses alunos, mas é na família que eles têm de ter um alicerce, afetividade, confiança, respeito, educação, motivação, segurança, etc. para então alcançar o desenvolvimento da aprendizagem.
Nesse caso, os projetos a serem elaborados, podem partir dessas questões. E então desenvolver outras propostas de ensino-aprendizagem. Envolver os  estudantes em projeto, atividades, trabalhos,  que tratam também das questões transversais, mais próximas do cotidiano dos mesmos,  a fim de que esses sintam prazer em aprender mais e consequentemente se sintam felizes com isso. Não fazer por fazer, mas fazer para aprender e aprender sempre e para sempre.
No entanto,  o uso das tecnologias, que se faz presente nesse dia-a-dia são de fundamental importância, já que essas estão acessíveis para esse público. As diversas mídias, trazendo informações, pesquisas sobre determinados assuntos, levam o estudante mais próximo dos fatos ocorridos quase que em tempo real. A gama de possibilidades a serem exploradas através desse recurso, é tamanha, que somos provocados a buscar, pesquisar sempre mais.
            É necessário que o professor dialogue, observe e reflita com seus estudantes as expectativas e curiosidades que cada um traz consigo a respeito dos diversos temas e acontecimentos ocorridos em seu redor, na sua cidade, Brasil e Mundo. E dessa forma, criar atividades, propostas que desperte esse educando a se interar dos fatos e deseje aprender sempre mais.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. ( PRADO, 2001).

Mas enquanto escola, o que se pode fazer para preparar esse aluno para a cidadania,     desenvolver e qualifica-lo para o trabalho?
Segundo Carneiro, na escola o conhecimento se hospeda no currículo, mas ele não existe para “prender” o aluno, mas para lhe oferecer vias com finalidade de encontrar-se e, sobretudo desenvolver-se como identidade. Ainda, a sala de aula não existe para controlar, mas para construir conhecimento.
É nisso que se deve crer. Mas, no entanto,  é necessário, o envolvimento de toda uma sociedade a qual deve abrir caminhos e possibilidades para esse indivíduo.




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